(Versão 3)
O módulo de I/O digitais foi desenhado para tarefas simples e controlo de processos básico. O módulo tem três botões e três LEDs, que podem ser usados como entradas e saídas digitais do microcontrolador. Além de LEDs simples, o módulo é equipado com um indicador de 7 segmentos e saídas para display LCD. O módulo de I/O digitais é útil para usar em conjunto com outros módulos que permitem controlar o comportamento do dispositivo, como motores, e exibir as leituras dos sensores.
Características do módulo:
O módulo de I/O digitais é conectado ao módulo de controlo por um cabo de fita através das portas PA/PC/PG, o que inclui os portos de 8 pinos PA e PC e o porto de 3 pinos PG. O módulo é também alimentado pelo mesmo cabo. Se o módulo está conectado corretamente à placa on-board, o SMD LED + 5V_OK tem de acender. Caso contrário, o cabo está provavelmente mal ligado.
O módulo de I/O digitais está equipado com três botões S1, S2, S3, que estão ligados aos portos PC0, PC1, PC2, respectivamente. A outra extremidade dos botões está ligada através de uma resistência à terra (logical 0). Os LED1, LED2 e LED3 do módulo estão conectados à portas PC3, PC4, PC5, respectivamente. Os ânodos dos LEDs são ligados à alimentação (logical 1).
A placa de I/O digitais é equipada com um indicador de 7 segmentos, que está conectado com as portas do microcontrolador através do driver A6275. O driver do barramento de dados (S-IN) está conectado ao pino PC6, o sinal de relógio (CLK) ao pino PC7 e o sinal latch ao pino GP2.
O módulo possui dois conectores diferentes para porta PA. O porto está conectado ao mesmo tempo a grupos de pinos separados, em que um deles está conectado através do conversor de voltagem permitindo usar dispositivos de 3.3 V (como o LCD gráfico). Outro porto PA está ligado directamente à porta do microcontrolador (nível 5 V) e está alinhado acordo com a norma LCD alfanumérica 2 x 16. Duas portas não utilizadas - PG0 e PG1 estão agrupadas na placa com terra e alimentação (a partir de módulo versão 3.3). Diferentes dispositivos podem ser ligados a este conector, por exemplo, o sensor de distância por ultra-sons. No entanto, quando se liga o sensor ultra-sônico há que ter grande cuidado ao conectar a ficha de alimentação corretamente. Caso contrário, pode misturar-se a terra e alimentação e o sensor ficará permanentemente danificado. Para o sensor ultra-sônico, conecte o fio preto à terra (marcado como GND na placa) e fio vermelho à alimentação. Fios de sinal têm de ser ligados nas portas PG0 e PG1.
A intensidade de luz de fundo do LCD alfanumérico é regulada com um pequeno potenciômetro (LCD_BG) na placa de i/o digitais e a intensidade de luz de fundo do LCD gráfico pode ser controlada pelo software. Ambos os visores LCD estão ligados à porta PA, mas apenas um de cada vez.
Enquanto se liga o módulo, sugere-se a seguir a ordem, tal como descrito abaixo. Antes de ligar qualquer cabo certifique-se de que a energia é removida da placa de controlo.